ADAURY VELOSO – Com a derrota no Castelão, pernambucanos ocupam a nona colocação do Grupo A, com apenas um ponto ganho;
A primeira da sequência de três partidas fora de casa do Santa Cruz começou com derrota. Com erros defensivos principalmente pelo lado esquerdo de defesa, os pernambucanos perderam por 3×0 para o Ferroviário, no Castelão, pela segunda rodada do Grupo A da Série C. Leanderson, Léo Jaime e Caxito marcaram os gols. Com o resultado, a Cobra Coral ficou na nona posição, com apenas um ponto ganho. Na quinta-feira, a equipe volta ao mesmo local, mas desta vez para encarar o Fortaleza, pela semifinal da Copa do Nordeste.
A principal contratação do Ferroviário para a Série C, o estreante Léo Jaime, de 33 anos, foi peça quase onipresente no ataque dos cearenses. O lateral-esquerdo Carlos Renato sofreu para marcar o baixinho de 1,62m. Em um dos lances, o atacante bateu cruzado para boa defesa de Anderson. Depois, por muito pouco não completou um cruzamento na pequena área. Sem corrigir a marcação pelo lado direito, os pernambucanos foram penalizados aos 18 minutos. Lucas Mendes cruzou, Léo Jaime escorou e Leanderson, de bico, tocou na saída do goleiro para colocar o Ferrão em vantagem.
O Santa Cruz demorou 30 minutos para conseguir construir sua primeira jogada de ataque. Depois de dois terços de um primeiro tempo apático e dependente de cruzamentos em faltas e escanteios, o Tricolor colocou a bola no chão para assustar o adversário. Pipico e Guilherme Queiroz protagonizaram uma tabela precisa, mas o atacante finalizou em cima de Nícolas.
Assim como no primeiro gol, o Ferroviário ampliou o marcador em mais uma aula de contra-ataque pela direita. Charles cobrou mal falta e acertou a barreira. No rebote, com a defesa pernambucana desguarnecida, o Ferrão saiu em velocidade e foi letal. De pé em pé, a bola chegou até Léo Jaime, que driblou Anderson e marcou mais um para os mandantes.
A boa cabeçada de Pipico, logo no início do segundo tempo, deu a falsa impressão de uma suposta reação do Santa Cruz. Minutos depois, a realidade foi cruel. Caxito saiu em velocidade, levou a melhor contra os zagueiros e bateu com tranquilidade para fazer 3×0. Mesmo em ritmo mais cadenciado, os mandantes estiveram mais perto do quarto gol do que o Santa do tento de honra. Anderson evitou um tropeço ainda mais humilhante para os pernambucanos. Perto do fim, mais uma dor de cabeça: Luiz Felipe recebeu o cartão vermelho.
Fazendo uma de suas piores exibições na temporada, o time foi derrotado por 3×0 e, momentaneamente, amarga a zona de rebaixamento do Grupo A. Pela competição, o próximo desafio é no dia 13 de maio, contra o Botafogo/PB, no Almeidão.
Ficha do jogo
Ferroviário/CE 3
Nícolas; Lucas Mendes, Da Silva, Afonso e Michael; Mazinho, Gleidson e Leanderson (Jonathans) e Janeudo; Léo Jaime (James Dean) e Jeferson Caxito (Valdecir). Técnico: Marcelo Vilar
Santa Cruz 0
Anderson; Marcos Martins, William Alves, João Victor e Carlos Renato; Ítalo Henrique, (Allan Dias) Charles e Patrick Vieira (Luiz Felipe); Augusto (Neto Costa), Pipico e Guilherme Queiroz.Técnico: Leston Júnior.
Local: Arena Castelão (Fortaleza/CE)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO). Assistentes: Cipriano da Silva Sousa e Fernando Gomes da Silva (ambos de TO).
Gols: Leanderson (aos 18 do 1ºT), Léo Jaime (aos 44 do 1ºT) e Caxito (aos 9 do 2ºT)
Cartões amarelos: Janeudo, Léo Jaime, Da Silva, Afonso (F); William Alves, Ítalo, Pipico (S)
Cartão vermelho: Luiz Felipe (S)