ADAURY VELOSO –
Augusto Carreras desaprovou tom de “ameaças” nas palavras usadas por Evandro Carvalho
Vice-presidente de Competições do Sport, Augusto Carreras usou a tradicional coletiva de pós-jogo para fazer um pronunciamento nesta noite de quarta-feira (1º). Após a vitória diante do Íbis, o dirigente rubro-negro, sentado ao lado do técnico Enderson Moreira, rebateu as veementes críticas sofridas pelo treinador direcionadas pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.
O dirigente máximo do futebol estadual chamou nesta semana a Enderson de “moleque”, após o comandante leonino criticar as mudanças no calendário do Campeonato Pernambucano. A partir do tom que apontou como de “ameaça” e “desproporcional” utilizado por Evandro Carvalho, Augusto Carreras fez ressalvas e saiu em defesa do seu técnico.
“O Sport acha completamente descabida as declarações feitas pelo presidente da FPF, desproporcionais. Fizemos uma crítica justa, é o direito do clube de criticar a organização da tabela, até porque o jogo foi antecipado sem nenhuma justificativa. E reiteramos a nossa crítica e o total apoio ao que foi dito pela diretoria do clube e pelo treinador. Achamos totalmente desproporcional a reação tida pelo presidente pelo presidente da FPF. Tenho maior respeito, uma relação pessoal com ele, sempre que precisamos dele junto a CBF sempre nos ajudou por isso causou estranheza a rispidez e a forma deselegante como foi colocado o posicionamento dele rebatendo o Sport”, afirmou Augusto Carreras.
Em entrevista recente à Rádio Jornal, Evandro Carvalho disse que o treinador do Sport teve uma “atitude de moleque” ao criticar a alteração da partida. E relembrou que a mudança foi um pedido do próprio clube rubro-negro.
“Ele vir falar isso à imprensa é uma atitude irresponsável e de moleque. Fico completamente decepcionado de uma pessoa sem qualquer conhecimento de causa vir dizer uma asneira dessas. Uma fala em tom pejorativo. Se ele está achando que é uma atitude amadora, ele que vá treinar um time da Europa (…) Ele não sabe que o seu clube pediu o adiamento do jogo contra o Íbis”, afirmou o presidente da FPF.
Sport não pediu adiamento, garante Augusto Carreras
Augusto Carreras, entretanto, negou que a mudança tenha sido um pedido do clube. Ao lado de Enderson Moreira, em silêncio durante todo o pronunciamento, o dirigente revelou que o jogo que deveria ter ocorrido no dia 8 de janeiro, na rodada inaugural do Estadual, não se deu por problemas no gramado da Ilha do Retiro. E que o clube tentou jogar na Arena Pernambuco, nos Aflitos e no Arruda, porém sem sucesso.
“É lógico que quando você disputa mais de uma competição, é natural que haja alterações nessa tabela. Entretanto, que essas alterações venham com antecedência, com encaixe dentro de uma programação. Então, precisamos esclarecer alguns fatos”, disse Augusto Carreras, detalhando a seguir as procuras sem sucesso pelo Santa Cruz e o Náutico para jogar nos estádios rivais.
“Em momento nenhum o Sport passou do limite, ao contrário do presidente da FPF quando ele vai adjetivando e ameaçando as pessoas. Isso não é uma posição que a gente esperava do presidente”, acrescentou o rubro-negro.
Augusto Carreras: time titular, a maior prova de respeito do Sport
De acordo com Augusto Carreras, a maior prova de que o Sport demostra respeito com o Campeonato Pernambucano é o fato de o clube estar mandando recorrentemente o que tem de melhor para os jogos – até os menos decisivos, como foi o caso do confronto com o Íbis nesta quarta-feira.
“Nosso treinador em momento nenhum perdeu a serenidade, a educação ou falou algo inverídico ou que venha a menosprezar o Pernambucano. A maior prova que o Sport tem todo o respeito ao campeonato é que não poupamos jogadores. Nenhum jogo teve jogador poupado. Quem não veio poupar não tinha condição de jogo. Estamos brigando pelo título, queremos dar esse título à nossa torcida e por isso o Sport em nenhum momento poupou o time. Temos um clássico sábado com o Náutico pela Copa do Nordeste e viemos com o time titular, mostra o respeito, a consideração e o zelo que o Sport tem pelo campeonato”, pontuou Augusto Carreras.
As críticas de Enderson Moreira, o início
Após vencer o Caruaru City no último domingo, Enderson Moreira lamentou a antecipação do duelo contra o Íbis, que após o adiamento inicial estava marcado para o dia 19 de março, mas foi realocado na noite da última sexta-feira. O treinador não gostou e definiu esse acontecimento como uma “atitude amadora”.
Na entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 contra o Caruaru City, o treinador se mostrou decepcionado com a antecipação faltando poucos dias para o duelo. Enderson criticou quem toma essas decisões que “desvalorizam a competição” e também falou que essas atitudes minimizam o peso do Estadual.
“É decepcionante quando está participando de campeonato profissional e se tem algumas atitudes amadoras. Não há justificativa para um jogo que estava marcado para o dia 19 (de março) ser antecipado a quatro dias do jogo. Isso em futebol amador já dá confusão, ninguém aceita. Tem pessoas que contribuem para que o Estadual possa não ser tão atrativo. Algumas atitudes transformam em um campeonato de pouca valia”, iniciou o treinador.
“Financeiramente já não vale a pena, em termos de público e valorização de mídia também não vale. Eles tratam tal mal a competição, desorganizam tanto, que eu só lamento. A gente com programação feita, tudo preparado, na expectativa de que se respeite os dez dias para qualquer tipo de mudança. E de repente, na calada da noite, para que ninguém pudesse falar nada, eu chego no sábado e tem jogo quarta-feira. Atrapalha nosso planejamento, tudo que a gente dedicou”, completou o técnico do Leão.