Brasil derrota Venezuela e segue invicto nas Eliminatórias ;

ADAURY VELOSO =

Com gol de Roberto Firmino, seleção canarinho vence por placar mínimo o penúltimo colocado da competição; 3ª vitória em três jogos garante 1º lugar- Em partida válida pela 3ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas para o Mundial do Catar, o Brasil recebeu a Venezuela no Morumbi e venceu por 1 a 0. A Seleção chegou a sua terceira vitória em três jogos e lidera a competição. Os venezuelanos, por outro lado, ainda não pontuaram e estão na penúltima colocação, à frente apenas da Bolívia. O gol canarinho foi marcado na segunda etapa por Roberto Firmino.

Desde os primeiros minutos, o Brasil buscou protagonizar as ações de jogo. Com a ausência de Neymar, a Seleção entrou em campo num 4-3-3 com o camisa 10 Éverton Ribeiro trabalhando a transição defesa-ataque e os dois volantes – Douglas Luiz e Allan – atentos na marcação. Demonstrando amplo domínio da posse de bola, os comandados por Tite tiveram dificuldade em furar a retranca venezuelana e o meio-campo brasileiro não criou muitas jogadas no decorrer da partida.
Embora o treinador brasileiro tenha optado por entrar em campo com três atacantes – Firmino, Jesus e, centralizado, Richarlison -, o Brasil pouco finalizou no jogo. Das três vezes que chegou à meta de Wuilker Faríñez, além do gol marcado no segundo tempo, apenas em finalização de longa distância de Roberto Firmino a Seleção ameaçou a equipe ‘vinotinto’.

O JOGO

Desde os primeiros minutos, os jogadores da Seleção demonstraram grande aplicação em pressionar a saída de bola venezuelana e não demoraram para chegar à área adversária. Aos 6, após cruzamento de Renan Lodi, à frente do último homem venezuelano, Richarlison aproveitou a falha defensiva e finalizou no gol: com auxílio do VAR, o árbitro paraguaio Juan Benítez anulou o gol.
O goleiro Ederson mal trabalhou na primeira etapa. A Venezuela se preocupou demais em evitar que o ataque brasileiro fosse eficiente e apostou na velocidade dos contra-ataques armados por Yeferson Soteldo pelas laterais. A tática, no entanto, não resultou em risco para o Brasil, que viu o adversário chutar ao gol somente uma vez.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, Tite sacou Lucas Paquetá do banco de reservas e abriu mão do volante Douglas Luiz. A mudança tornou mais vertical o ataque da Seleção e, aos 21 minutos, após jogada trabalhada pela direita, Éverton Ribeiro cruzou no segundo pau, a bola foi desviada por Renan Lodi e encontrou o bem colocado Roberto Firmino, que, livre, completou para o gol.
Com o placar mínimo, o Brasil chegou a nove pontos em três jogos nas Eliminatórias. A seleção canarinho é a única com 100% de aproveitamento na competição e encara, na próxima terça-feira, o Uruguai. Já a Venezuela sequer marcou um gol no torneio e amarga a penúltima colocação, à frente apenas da Bolívia, que tem o pior saldo de gols das Eliminatórias.

FICHA DO JOGO

Brasil 1
Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Alex Telles); Allan, Douglas Luiz (Lucas Paquetá) e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus (Everton Cebolinha), Roberto Firmino e Richarlison (Pedro). Treinador: Tite
Venezuela 0
Farinez; Rosales (González), Osorio, Ángel, Feltscher; Moreno, Rincón, Casseres Jr; Soteldo (Otero), Rondón, Machís. Treinador: José Peseiro
Local: Morumbi, em São Paulo/SP
Gol: Roberto Firmino (21’/2ºT)
Cartão Amarelo: Cassares, Machís e Rincón (VEN); Douglas Luiz (BRA)
Arbitragem: Juan Gabriel Benitez, Paraguai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *