Brasil encara o Uruguai em Montevidéu;

ADAURY VELOSO –

Seleção brasileira entra em campo às 20h no Centenário para preservar os 100% de aproveitamento; equipe uruguaia não conta com Suárez;

Líder e com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo do Catar, o Brasil viaja para Montevidéu e encara, nesta terça-feira, no Estádio Centenário, a seleção uruguaia. A equipe brasileira, após o triunfo sobre a Venezuela, chegou à terceira vitória em três jogos e tem o melhor início na competição desde 1981, quando a Seleção que encantaria o mundo no Mundial da Espanha venceu os quatro primeiros jogos.

Com algumas baixas no elenco, o técnico Tite vem enfrentando dificuldades em montar o time que entrará em campo no Centenário. Com oito cortes nesta convocação – os defensores Rodrigo Caio e Éder Militão; o jovem lateral Gabriel Menino; os volantes Fabinho e Casemiro; o meia Philippe Coutinho e os atacantes Pedro e Neymar -, o treinador brasileiro testou 22 atletas nos três jogos realizados, mas reservou suas principais mudanças para o meio-campo: preservando a linha de defesa e os jogadores que atuam no terço final.
Para a vaga de Pedro, lesionado no treinamento da Seleção, o comandante brasileiro chamou Thiago Galhardo, principal nome do Internacional na temporada e artilheiro da Série A. Além do jogador colorado, o lateral Guilherme Arana, do Atlético/MG, também foi convocado nesta semana. Pela seleção principal, é a primeira vez que os dois jogadores são chamados.
Apesar de ser dono da melhor defesa, ataque e campanha das Eliminatórias, o Brasil não desempenhou, na última sexta-feira, um futebol vistoso diante da fraca Venezuela. Contra o Uruguai, a Seleção enfrentará uma equipe muito mais coesa, vertical e agressiva. Apesar da ausência de Luís Suarez, que testou positivo para Covid-19 na véspera do confronto, o time uruguaio conta com nomes conhecidos América do Sul afora, como Edinson Cavani, Nahitan Nández, Diego Godín e Nicolás de la Cruz. Para o compromisso fora de casa, Tite deve repetir o 4-3-3 com dois volantes utilizado nas últimas três partidas, mas deve repensar o papel de Douglas Luiz e Allan para conter o segundo melhor ataque do torneio.
“Eu diria que a gente procura trabalhar de uma forma equilibrada. Pensar na ideia da equipe, de criação, posse de bola e agressividade, e da fase defensiva. Nós, do Rio Grande do Sul, temos uma proximidade muito grande com o Uruguai e há uma semelhança até nas características do futebol gaúcho e uruguaio: o senso de competitividade e a qualidade”, avaliou o treinador.

URUGUAI

Além da ausência de seu principal jogador, o ‘pistoleiro’ Suarez, artilheiro das Eliminatórias com quatro gols, o técnico Óscar Tabárez não contará para o duelo com o lateral esquerdo do Palmeiras Matias Viña. Para substituir Luisito, o Uruguai contará com Darwin Núnez, atacante de 21 anos que joga no Benfica e, além de ser titular do time de Jorge Jesus, já tem cinco gols na temporada. O Uruguai está em quarto na tabela de classificação e vem de vitória convincente diante da Colômbia: 3 a 0.

FICHA DO JOGO

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan (Arthur), Douglas Luiz e Éverton Ribeiro; Gabriel Jesus, Richarlison e Roberto Firmino. Técnico: Tite.
Uruguai: Martín Campaña; Martín Cáceres, Diego Godín, José María Giménez e Agustín Oliveros;  Nahitán Nández, Lucas Torreira, Rodrigo Betancur e Nicolás de la Cruz; Edinson Cavani e Darwin Núñez. Técnico: Óscar Tabárez
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU)
Horário: 20h de Brasília
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Cristian Garay (CHI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *