POR ADAURY VELOSO – A Seleção Brasileira realizou seu terceiro dia de treinamentos na Itália visando os últimos preparativos rumo ao Mundial do Catar. A movimentação desta quarta-feira (16) foi a primeira em que o treinador Tite pôde contar com todos os seus 26 convocados no gramado. Anteriormente, alguns atletas que atuaram recentemente pelos seus clubes foram poupados e realizaram apenas um trabalho regenerativo.
Marquinhos, único jogador que no primeiro dia de treinamentos no CT da Juventus apresentou alguma preocupação física, foi a principal novidade no trabalho realizado no gramado. O zagueiro havia sido poupado da última partida do PSG por conta de um desconforto muscular. Ainda assim, ele só participou de metade da atividade, além de ter feito um trabalho em separado com o preparador físico do Brasil.
Antes de iniciar a movimentação dentro do gramado e com bola, Tite utilizou um monitor para passar instruções aos jogadores. Já no campo, o treinador montou duas equipes, uma com 11 e outra com 13 jogadores, para realizarem diferentes atividades. Nenhum dos times serviu como esboço de uma possível escalação inicial para a partida contra a Sérvia. O primeiro duelo do Brasil pela Copa acontecerá no dia 24 de novembro, às 16h.
A equipe com 11 jogadores foi escalada em um 4-3-3 tradicional, com Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Bremer e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Everton Ribeiro; Neymar, Gabriel Martinelli e Richarlison. O grupo de 13 teve mais atletas de ataque em sua formação, com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Militão e Alex Telles; Fabinho, Fred e Paquetá; Antony, Vinícius Júnior, Rodrygo, Gabriel Jesus e Pedro.
Apenas o goleiro Weverton e o atacante Raphinha não participaram da primeira movimentação. Porém, o jogador do Barcelona esteve presente na sequência do treino, quando Tite, ainda sem montar um possível time titular, realizou uma atividade com duas equipes de dez jogadores, uma delas sem o goleiro. Nessa parte do treinamento, os ausentes foram, Ederson, Danilo, Marquinhos, Neymar e Pedro, além novamente do arqueiro palmeirense.
O treino do Brasil foi observado por dois pernambucanos. Hernanes, ex-jogador do Sport e da Seleção, que vive na Itália após sua aposentadoria, esteve no no CT da Juventus, clube onde também atuou. Além dele, outra presença ilustre foi a do atacante Kaio Jorge. Natural de Olinda, o jovem de 20 anos atua na Velha Senhora e aproveitou a pausa no Campeonato Italiano para assistir a movimentação.
O único susto envolvendo uma possível lesão aconteceu justamente com o aniversariante do dia. Bruno Guimarães, que completou 25 anos nesta quarta (16), sofreu um pisão de Fabinho e teve sua chuteira rasgada, mas o volante se recuperou rapidamente e seguiu o treinamento. A Seleção deve realizar ainda mais dois treinamentos na Itália e chegará ao Catar no próximo sábado (19), com desembarque na cidade de Doha, capital do país sede do Mundial.