Candidato ao acesso, Santa Cruz recebe Treze;

ADAURY VELOSO – Brasileiro começa para o Santa Cruz, que reencontra o clube paraibano na temporada 2019; A largada do Santa Cruz na Série C é justamente contra um adversário que já foi alvo dos tricolores num jogo de acesso. Em 2011, o clube pernambucano subiu à Terceira Divisão ao eliminar o Treze/PB, primeiro “inimigo” da Cobra Coral no Campeonato Brasileiro. O duelo entre os rivais está marcado para a noite desta segunda-feira (29), no estádio do Arruda, às 20h. Para atrair a torcida e tentar encher as arquibancadas, a diretoria manteve a promoção de ingressos, com os preços de R$ 10, 15 e 20, para a abertura da competição.

O curioso é que o Santa enfrentou os paraibanos antes do início oficial da temporada, em amistoso realizado no estádio Amigão, que terminou com o empate de 1×1, exatamente no dia 8 de janeiro. O outro detalhe é que o Tricolor já jogou com quase metade dos integrantes do seu grupo e teve um aproveitamento regular nas prévias – três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em oito partidas.

A primeira partida do ano do Santa Cruz foi contra o Botafogo/PB, pela rodada de abertura da Copa do Nordeste. O jogo acabou 0x0, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Só nesta temporada, foram três Clássicos das Emoções. Todos eles acabaram empatados – 2×2 na Copa do Nordeste (quarta rodada, nos Aflitos), 1×1 na Copa do Brasil (segunda fase, no estádio do Arruda) e 0x0 no Campeonato Pernambucano (nona rodada, nos Aflitos), respectivamente.

O Santa também pegou três vezes o ABC/RN. No Nordestão, vitória dos pernambucanos por 1×0, na Arena de Pernambuco, pela terceira rodada. Os outros dois confrontos foram pela terceira fase da Copa do Brasil – 1×0 para os potiguares, no estádio Frasqueirão (jogo de ida) e 3×0 para a Cobra Coral, no Arruda (partida de volta). Na última rodada do torneio regional, o Tricolor venceu o Confiança/SE por 2×0, no estádio do Arruda.

Pela tradição e camisa, o Santa Cruz é considerado um dos favoritos ao acesso, mas internamente o rótulo é evitado. Sem fugir das responsabilidades, os atletas do elenco, o técnico Leston Júnior e os membros da comissão técnica e da diretoria de futebol apontam o clube como um forte candidato a subir para a Série B, principal objetivo em 2019. No ano passado, o clube bateu na trave e perdeu a classificação para o Operário/PR, exatamente nas quartas de final.

Conhecedor da Série C, Leston chega à sexta participação seguida na divisão e por isso tem experiência de sobra. De 2014 a 2018, ele dirigiu Madureira/RJ, Tupi/MG, Mogi Mirim/SP, Moto Club/MA e Botafogo/PB, respectivamente. O único acesso do comandante, de 40 anos de idade, foi no ano de 2015, quando colocou o Tupi/MG na Série B do Brasileiro.

Preparação
O elenco encerrou os preparativos na tarde do último domingo (28). Foram apenas três dias de treinamentos. A única dúvida na escalação é o atacante Dudu, que sofreu um estiramento na coxa esquerda e está sob cuidados do departamento médico. Ele será reavaliado hoje para saber se tem condições de atuar. A sua lesão aconteceu no primeiro tempo da partida contra o Fluminense, na última quinta-feira, no estádio do Arruda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *