Salgueiro e Sport decidem Campeonato Pernambucano nesta quarta

ADAURY VELOSO ; Carcará e Leão fazem final inédita e cada clube tem muitos motivos para brigar pela taça de campeão estadual ;  Decisão de um torneio tradicional já recebe o carimbo de histórico antes mesmo do pontapé inicial. Quando se trata de uma competição centenária é que o troféu ganha ainda mais importância. Por tudo isso, ainda que o Campeonato Pernambucano 2017 não tenha sido um sucesso de público, é um certame relevante demais para ser ignorado.

Para completar, a final deste ano reúne inúmeros aspectos inéditos. Afinal, Sport e Salgueiro jamais se enfrentaram numa finalíssima. Além disso, o duelo acontecerá no estádio Cornélio de Barros. Ou seja, pela primeira vez na história, o Sertão sediará a última partida. Portanto, há muito em jogo neste embate, cuja história será desenhada a partir das 21h45 desta quarta-feira (28).

As novidades não param por aí. A decisão deste ano será a primeira a contar com o sistema do árbitro de vídeo. O recurso já havia sido utilizado no jogo de ida, na Ilha do Retiro, e foi até determinante para o resultado de 1×1. Isso porque o Salgueiro teve um pênalti marcado no final da partida e a infração só foi confirmada após consulta externa.

E o confronto pode ficar ainda mais emocionante caso seja decidido nos pênaltis. Como o regulamento não prevê o gol qualificado – que dá vantagem a quem marca mais tentos fora de casa – um empate por qualquer placar levará a disputa para a marca da cal.

Apesar de tantas particularidades, houve o temor de que a final do Campeonato Pernambucano 2017 fosse pouco atrativa. Afinal, a competição ficou marcada pelo pouco interesse dos torcedores – notado pela baixa média de público. Para piorar, o jogo decisivo acontecerá mais de 50 dias depois da primeira final. Há também o agravante de boa parte dos estaduais tradicionais do Brasil já terem encerrado. E também porque, tanto Sport quanto Salgueiro, estão disputando o Campeonato Brasileiro. Ainda assim, engana-se quem pensa que tudo isso possa ter “esfriado” o embate. Afinal, dos dois lados há motivos de sobra para que a taça seja disputada até os últimos milésimos.

O Sport busca voltar a erguer um troféu, o que não acontece desde 2014. Naquele ano, o Leão conquistou a “dobradinha”, tendo faturado Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste. De lá para cá, contudo, amargou uma seca de títulos e busca o fim do incômodo jejum de três anos, aproximadamente. Os rubro-negros são os maiores vencedores do Estadual, com 40 títulos. Portanto, a conquista seria uma reafirmação da soberania vermelha e preta. Além disso, esse pode ser o primeiro título celebrado por Diego Souza em Pernambuco. Afinal, o ídolo maior da nação rubro-negra ainda não vestiu uma faixa de campeão sob o manto leonino.

Na área técnica, o comandante Vanderlei Luxemburgo, que não comandou o time em um jogo sequer do Estadual, busca sagrar-se campeão. Lutando por recuperação, o multicampeão treinador do Sport não levanta uma taça desde 2011, quando conquistou o Campeonato Carioca daquele ano. Já do lado do Salgueiro, há uma motivação imensurável. Isso porque o Campeonato Pernambucano nunca teve um time do interior do Estado como campeão. E o próprio Carcará chegou perto do título em 2015, quando perdeu a final para o Santa Cruz. Desse modo, quer aproveitar agora a segunda chance que tem de fazer história.

FICHA DO JOGO

SALGUEIRO
Mondragon; Toty, Ranieri, Maurício (Luís Eduardo) e Paulo Vitor (Daniel); Rodolfo, Moreilândia, Jaildo e Dadá; Álvaro e Jean (Willian Lira).
Técnico: Evandro Guimarães

SPORT
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Raul Prata; Rodrigo, Rithely, Everton Felipe e Diego Souza; Lenis e André.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE)
Horário: 21h45
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Árbitro de vídeo: Péricles Bassols (PE)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *