Santa Cruz e Náutico planejam 2019;

ADAURY VELOSO ;

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Um mês após a eliminação precoce da Série C, Santa Cruz e Náutico planejam 2019

Renovações com destaques desta temporada foram prioridade nos clubes;

Nesta quarta-feira completa um mês das eliminações precoces de Santa Cruz e Náutico da Série C do Campeonato Brasileiro. Com isso, as receitas caíram e o período de inatividade aumentou. Quase um mês depois do fatídico domingo que acabou de vez com o sonho do acesso à Série B, os dois clubes pernambucanos estão juntando os cacos e buscando se reconstruir, diminuir os prejuízos e montar um elenco competitivo para não decepcionar novamente na próxima temporada. Apesar da eliminação ter pesado mais para o Tricolor, já que o Alvirrubro voltou a vencer o Campeonato Pernambucano após 13 anos de espera, as torcidas de ambas as equipes esperam por uma melhor sorte em 2019.

Treinador;

Márcio Goiano foi o responsável pela reviravolta do Náutico na Série C. Quando o treinador chegou ao clube, o Timbu amargava a lanterna do Grupo B. Ao longo de três meses, ele comandou a equipe em 14 partidas, sendo oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Foram 22 gols feitos e 14 sofridos. Não por acaso, o primeiro passo que o Alvirrubro deu para planejar a próxima temporada foi a renovação do contrato com o treinador até o final da Série C de 2019. Apesar de não ter alcançado o acesso, a diretoria acredita na continuidade do trabalho realizado neste ano.
Diferentemente do rival, o Santa Cruz optou por não renovar com o técnico Roberto Fernandes após não conseguir alcançar o principal objetivo do time na temporada. O treinador foi anunciado pelo CRB, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, logo após um acordo com a diretoria coral não ter se concretizado. Roberto Fernandes disputou 14 jogos na Série C pelo Santa, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O Tricolor ainda não tem treinador para 2019 e só deve intensificar a busca por um comandante em outubro. A diretoria coral, no entanto, não acredita que isso vai atrasar o planejamento para ano que vem.

Elenco

Ambos os clubes priorizaram a renovação dos contratos com os jogadores que mais se destacaram durante a temporada. Artilheiro do Santa Cruz na Série C, com seis gols em nove jogos, Pipico foi o primeiro jogador a acertar com o Tricolor até o fim da Série C de 2019. Além do atacante, o Tricolor já ampliou o acordo para 2019 com o goleiro Ricardo Ernesto, o volante Eduardo e o meia Geovani. Além desse jogadores, o clube detinha outros sete atletas garantidos para a próxima temporada. São eles: o goleiro Lucas Silva, os zagueiros Danny Morais e Eduardo Brito, o volante Charles, os meias Héricles e Willams Luz, além do atacante Augusto. A primeira contratação do clube para 2019 foi o atacante Sillas, atleta que defendeu o Vitória da Conquista este ano. O jogador foi emprestado para o Perilima e vai disputar a Série A2 do Paraibano.
O Náutico não teve a mesma sorte com o seu artilheiro. Ortigoza foi contratado pelo Paraná para disputar a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de não conseguir segurar Ortigoza no clube, o Náutico renovou com outros jogadores importantes. O lateral Assis, o zagueiro Suéliton, o atacante Wallace Pernambucano e os volantes Josa e Jhonnatan garantiram sua permanência até o final de 2019. Na última sexta-feira, a diretoria anunciou a renovação de dois jogadores que não foram titulares durante a temporada. Os atacantes Rafael Assis e Rafael Oliveira agradaram os diretores e estão confirmados para a próxima temporada.
Além deles, o Alvirrubro tem confirmados para o ano que vem várias crias da base. Os goleiros Bruno e Sérgio, o lateral Kevyn, o zagueiro Rafael Ribeiro, o meia Luiz Henrique e os atacantes Tharcysio e Robinho seguem na equipe. Contratados em 2018, os volantes Jímenez e Jobson, ainda tem contrato com o clube para o ano que vem.

Retorno aos Aflitos

Apesar da eliminação precoce, a diretoria do Náutico garante que o retorno dos Alvirrubros aos Aflitos acontecerá ainda este ano. Sem mais jogos na temporada, a ansiedade para o fim da reforma no estádio é grande. A última previsão da comissão paritária é para dezembro, que pretende fazer um dia inteiro de festividades para marcar a volta. A ideia é não resumir o retorno a apenas uma partida amistosa e sim a todo um dia de atividades para mexer com a emoção do alvirrubro. Por isso, deve ser realizada uma partida preliminar reunindo ex-jogadores e técnicos históricos do clube, de várias gerações.

Troca do gramado do estádio do Arruda

Com tempo de sobra, a diretoria coral foca na troca do gramado do Arruda. O clube planeja trocar toda a grama já no mês de outubro, mas ainda sem uma data de início das obras confirmada. Apesar de ter realizado muitas manutenções, a última vez que o Santa reformou o campo foi em 2009, na gestão do ex-presidente Fernando Bezerra Coelho.

CT Ninho das Cobras

Localizado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, o CT Ninho das Cobras está em construção desde 2016 e é um antigo sonho da diretoria e dos torcedores do Santa Cruz. A direção trabalha agora com a meta de uma inauguração parcial do empreendimento com a liberação do primeiro campo de treino programada para novembro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *