Sport e Santa fazem último clássico do ano na Ilha do Retiro

cr3agemxgambppz
Além dos três pontos para a Série A, Sport e Santa disputam Troféu Givanildo Oliveira homenageado no centenário do clássico; É chegada a hora do tira-teima. O encontro final entre Sport e Santa Cruz em 2016, marcado para este domingo (11), às 16h, na Ilha do Retiro, não poderia acontecer em momento mais tenso que o atual quadro. O cenário ideal seria que ambos estivessem brigando pelo título, mas a realidade é que os dois estão em plena batalha árdua contra a degola.

Sem vencer há três jogos na competição, com duas derrotas e um empate, o Leão ocupa a 16ª colocação e tem os mesmo 27 pontos que o Figueirense, 17º, só não integrando a Z4 por levar a melhor sobre os catarinenses nos critérios de desempate. Já os tricolores não sabem o que é comemorar uma vitória há oito confrontos, com a última tendo acontecido no dia 17 de julho, contra o América/MG, 3×0. Assim, o time ocupa a vice-lanterna desde a 19ª rodada.

E não é apenas a luta para não cair que está em jogo. Paralelamente à Série A, os dois times disputam o Troféu Givanildo Oliveira, em homenagem aos 100 anos do Clássico das Multidões. O primeiro encontro das equipes aconteceu no dia 06 de maio de 1916, com vitórias dos rubro-negros por 2×0. A premiação leva em conta todos os resultados entre as equipes nesta temporada. Com quatro duelos pelo Pernambucano, dois pela Copa Sul-Americana e um pelo Brasileirão, Sport e Santa Cruz somam nove pontos cada, com duas vitórias, três empates e duas derrotas para cada. Atualmente no Náutico, o homenageado Givanildo não estará presente na entrega do troféu que leva o seu nome.; Para conseguir levar a melhor sobre o adversário e se afastar da Z4, o Sport vai manter a base do time que perdeu para o Corinthians, na última quinta-feira. O volante Neto Moura e o atacante Ruiz tiveram as suas manutenções confirmadas por Oswaldo, que conseguiu efeito suspensivo e estará à beira do gramado neste domingo. Na armação, Rogério deve voltar ao posto de titular. Na direta, Apodi pode ganhar a vaga de Samuel Xavier, que tomou uma pancada forte no tornozelo direito contra os paulistas e ainda é dúvida.

No Santa Cruz, como tem sido praxe a cada pré-jogo, a escalação da equipe não foi confirmada. Algumas mudanças, no entanto, devem acontecer, em relação à equipe que empatou em 2×2 com a Chapecoense, na rodada passada. Após cumprirem suspensão automática, o volante Derley e o atacante Keno tendem a retornar. Assim, Jádson e Arthur ocuparão o banco de reservas. A incógnita segue com relação às escalações do zagueiro Neris e do centroavante Grafite.

Neris acumulava jogos como titular absoluto da zaga tricolor até se lesionar na coxa direita. Há um mês não faz um jogo oficial. Caso seja confirmado, deve entrar na vaga de Luan Peres, titular nas últimas seis partidas, e que acabou sendo expulso contra a Chapecoense. Caso apresente alguma restrição clínica, a opção de Doriva é apenas Walter Guimarães, já que assim como Luan Peres, Wellington Silva também está suspenso.

Já Grafite deixou a partida diante da Chapecoense com dores na coxa direita e segue como dúvida. Bruno Moraes tende a ser o dono da vaga e atuar pela segunda vez como titular do time nesta Série A – sua primeira partida neste status foi na derrota por 2×0 para o Santos, em 13 de junho. A fase do atleta é inversamente proporcional ao do concorrente Grafite. O “General” foi o responsável por dois gols nos últimos dois jogos da temporada, ao substituir o camisa 23. Um deles até na vitória por 1×0 sobre o Sport, pela Copa Sul-Americana.

FICHA DE JOGO

SPORT
Magrão; Samuel Xavier (Apodi), Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Neto Moura, Rogério (Everton Felipe), Diego Souza e Gabriel Xavier; Ruiz. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris (Walter Guimarães), Danny Morais e Allan Vieira; Uillian Correia, João Paulo, Derley, Pisano e Keno; Bruno Moraes (Grafite). Técnico: Doriva

Local: Ilha do Retiro (Recife). Horário: 16h. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/FIFA (RS); Assistente: Jorge Eduardo Bernardi e Lucio Beiersdorf Flor (ambos de RS); Transmissão: Rede Globo e Premiere FC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *