Banho de bola! Sport vence por 4×0 e volta ao G-6

ADAURY VELOSO ;

Gramado da Ilha do Retiro, em reforma, não resistiu às fortes chuvas que castigaram o Recife. Placar de 4×0 recolocou o Leão na briga pela Libertadores ;  Em meio às chuvas, o Sport entrou em campo nesta quinta-feira (20), pela Série A. O Leão recebeu o Atlético Goianiense, lanterna da Série A na Ilha do Retiro. O objetivo de voltar ao grupo dos clubes que vão à Libertadores esbarrava na necessidade do Dragão em somar pontos para continuar lutando pela permanência na primeira divisão. Tendo também por adversário, o gramado completamente encharcado, mesmo após reforma, o time rubro-negro passou com tranquilidade pelos goianos e voltou ao G6 vencendo por 4×0.

Espantando a pressão de ser o favorito

Não é fácil jogar como favorito, ainda mais em partidas da elite do futebol brasileiro, mas, em casa, e contra o último colocado, era impossível pensar em resultados diferentes da vitória. Era obrigação clara. E o primeiro lance de perigo do jogo deu a impressão que esse status iria pesar. Com três minutos apenas, o Dragão já explodia a bola de Walter no travessão de Agenor, em bola cruzada na área que a zaga falhou. No rebote, Gilvan colocou nas redes, mas estava impedido. Entretanto, bastaram outros três minutos para Patrick mostrar porque o Leão está melhor no campeonato. O volante tabelou com Mena e recebeu na área para completar no canto, abrindo o placar; 1×0.

O gol cedo tirou a pressão e o Sport se soltou. Aos 10, Diego Souza cruzou na área e André apareceu dando um voleio, entretanto, mandou por cima do gol. Apesar de ter aliviado momentos antes da partida, a chuva voltou a apertar no Recife o que passou a comprometer o estado do gramado recém-recuperado. Era esperado que as jogadas aéreas passassem a dominar o duelo, e foi em um lance do tipo que o Dragão quase empatou o confronto. Com 16 minutos, em cobrança de escanteio, Niltinho subiu mais que a defesa e mandou perto da trave esquerda de Agenor. Entretanto, quem marcou foram os anfitriões. Aos 18, Mena recebeu de Everton e cruzou na área, Diego subiu bem e cabeceou forte para fazer 2×0.

Se precisava reagir, o Atlético se viu ainda mais atrás no contexto da partida. Por isso, partiu ao ataque. Aos 20, em jogada de Jorginho, Paulinho apareceu livre na área para bater, porém foi travado por Agenor. A resposta de Diego Souza quase trouxe o segundo gol em lance que o camisa 87 invadiu a área e tentou uma cavadinha, parando em Kléver. No lance seguinte, o artilheiro do Leão pegou a sobra na área, mas mandou para fora. Com muita chuva e gramado encharcado, o jogo perdeu ritmo, mas já aos 40, em cobrança de falta, a vantagem cresceu. Diego Souza cruzou bem e André apareceu para completar; 3×0. Ainda houve tempo para Paulinho perder uma chance na área, chutando no goleiro, todavia, o primeiro tempo foi encerrado em 3×0.

Sport administra a vitória e sai com placar folgado

A chuva não parou e o jogo ficou feio. Não deu para o gramado reformado da Ilha, era muita água. O recomeço foi complicado, com muitos lances de quedas, escorregões e pouco domínio. Tanto que o primeiro lance de gol da segunda etapa foi contra. Diego tentou jogar uma bola que sobrou na área de cabeça e, ao tentar afastar, o zagueiro raspou errado, mandando no canto de Kléver. O arqueiro estava atento para defender. vCom uma boa vantagem no placar, já era hora de pensar na próxima partida. O campo pesado era um risco constante de lesão para os titulares, então Luxemburgo passou a tirar suas principais peças, começando por Diego Souza.

Foram 20 minutos de lances sem complemento, com a bola travando nas poças e tanto chutes, quanto lançamentos e cruzamentos, iam longe do destino que os atletas das duas equipes esperavam. Só aos 22 houve um lance de perigo real, em bola errada de Everton Felipe que ficou para Walter finalizar na entrada da área. O chute com efeito parou na bela defesa de Agenor, mandando para escanteio. No total, 70 minutos de forte precipitação. Só aos 25 do segundo tempo, as nuvens deram uma trégua para Sport e Altético-GO tentarem jogar em um gramado comprometido.

Para tornar o placar folgado em goleada, aos 34, Rithely lançou bem André que entrou sozinho com Kléver. Sobrou calma para o centroavante ver a saída do goleiro e dar um toque de categoria para encobrir o arqueiro e concretizar a goleada rubro-negra; 4×0. Limitado pelo gramado e a própria qualidade, o Atlético foi vítima fácil para o Leão e não conseguiu ameaçar mais a meta de Agenor sem que a zaga rubro-negra pudesse evitar as investidas antes mesmo de chegar na área.

O resultado recolocou o Leão no G6 com 24 pontos, contando com o empate entre Fluminense e Cruzeiro. Mais tarde, o resultado de Atlético-PR x Botafogo define se o Sport termina a rodada em 5º ou 6º lugar. No próximo domingo (23), o time de Vanderlei Luxemburgo volta a campo para enfrentar o Palmeiras, na Arena de Pernambuco. O Dragão, mais lanterna do que nunca, receberá o Botafogo em Goiânia-GO.

FICHA DE JOGO

Campeonato Brasileiro – 15ª rodada

Local: Ilha do Retiro

Sport: Agenor; Samuel Xavier, Oswaldo Henriquez, Ronaldo Alves e Mena (Sander); Patrick, Rithely e Diego Souza (Rodrigo); Everton Felipe, Rogério e André (Reinaldo Lenis). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Atlético-GO: Kléver; André Castro, Gilvan, Roger Carvalho e Breno Lopes; Marcão (Everton Heleno), Igor, Paulinho (Andrigo) e Jorginho; Niltinho (Silva) e Walter. Técnico: Doriva.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva – PA

Assistentes: Helcio Araújo Neves – PA / José Ricardo Guimarães Coimbra – PA

Gols: Patrick, Diego Souza e André 2x (SPT)

Cartões amarelos: Rithely e Everton Felipe (SPT) / Igor (AGO)

Público: 9.748 torcedores

Renda: R$ 194.049,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *