ADAURY VELOSO = No retorno à Copa do Nordeste após duas edições, o Sport estreou com uma importante vitória fora de casa. Neste sábado (25), o Rubro-negro derrotou o CSA/AL, no estádio Rei Pelé, por 1×0. O gol foi do uruguaio Leandro Barcia, um dos estreantes em campo. Além dele, o meia argentino Lucas Mugni, o volante Jean Patrick e o atacante Ewandro, que entrou no segundo tempo, também vestiram a camisa leonina pela primeira vez.
Outros reforços em relação à partida de estreia no Pernambucano foram o goleiro Luan Polli, o lateral-direito Raul Prata e o atacante Yan, que são remanescentes da temporada passada, mas foram regularizados no final da última semana após o clube solucionar imbróglio com Mark González. O atacante Marquinhos também estava regularizado, mas ficou fora do confronto por ainda cumprir suspensão relativa a um cartão vermelho recebido no final da Série B do Brasileirão de 2019.
Com o resultado, o Sport assumiu a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste, enquanto o CSA fechou a rodada inaugural da primeira fase na lanterna do Grupo B. O próximo compromisso do Leão no certame é no próximo sábado (1º), quando recebe o Vitória/BA, às 16h. No mesmo dia e horário, o CSA enfrenta o River/PI, no Piauí. Antes, porém, o Sport atua pelo Pernambucano. Nesta terça (29), enfrenta o Central, de Caruaru, às 20h, na Arena de Pernambuco.
Jogo
Sem muita inspiração ofensiva no primeiro tempo, o Sport teve dificuldades para superar o sistema defensivo do CSA. As poucas vezes em que o Leão se aproximou do gol de Caique foram em jogadas pela direita, brecadas pela zaga. As investidas com chances mais claras de gol na etapa inicial foram dos donos da casa, com Rodrigo Pimpão, ex-Santa Cruz, e na velocidade de Rafinha e Yago. O bom posicionamento da defesa rubro-negra acabou assegurando o empate.
Na volta do intervalo, o CSA apresentou postura mais ofensiva, avançando o time no meio de campo e fazendo pressão na defesa do Sport. O Leão, no entanto, aguentou o abafa dos alagoanos e, aos quatro minutos, encontrou uma chance de contra-ataque. O CSA perdeu a bola no ataque e, como estava muito avançado, ficou descoberto. Em descida rápida, Elton avançou pela esquerda e cruzou com precisão para Leandro Barcia, que cabeceou livre de marcação para marcar o único gol da partida.
Com uma mudança tática do meio para a frente, o Sport conseguiu ganhar o meio de campo e criar mais oportunidades de gol. Mugni passou a criar mais pela esquerda, enquanto Barcia e Yan ficaram centralizados, com Yan infiltrando em velocidade. O CSA, após o gol, se desarrumou em campo e só voltou a pressionar já nos minutos finais, quando também mudou taticamente e se aproximou mais da meta de Luan Polli. O Sport, contudo, soube se defender para garantir o resultado.
Ficha técnica
CSA 0
Caíque; Norberto, Alan Costa, Luciano Castán e Rafinha; Yago, Geovane (Jean Kléber) e Renatinho (Jarro Pedroso); Rafael Bilú, Rodrigo Pimpão e Gustavo Schutz (Bruno José). Técnico: Maurício Barbieri.
Sport 1
Luan Polli; Raul Prata, Adryelson, Cleberson e Sander; Willian Farias, Jean Patrick (Betinho) e Lucas Mugni; Yan (Ewandro), Leandro Barcia (Alessandro) e Elton. Técnico: Guto Ferreira.
Local: Estádio Rei Pelé (Maceió/AL)
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Assistentes: Flavio Gomes Barroca e George Italo Antas Nogueira (ambos do RN)
Gol: Leandro Barcia (aos 4′ do 2ºT)
Cartões amarelos: Alan Costa (C); Elton, Willian Farias, Jean Patrick (S)