Aflitos será decisivo para permanência do Náutico

ADAURY VELOSO -Em 2020, o Náutico retornou à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro após duas temporadas no ‘martírio’ da Terceirona. Diante de consecutivos erros de planejamento, o Timbu, no decorrer da temporada que ficou marcada pelos protocolos da Covid-19, acabou se afundando no Z4 da competição. Dois anos depois, em condições diferentes, o cenário é repetido.

Na atual edição da Série B, o Náutico, com 24 partidas realizadas, ocupa a vice-lanterna e está empatado em pontos com o Vila Nova, último colocado do certame. Em 2020, o aproveitamento do Timbu, à mesma altura do campeonato, era ligeiramente superior. A diferença para o primeiro time fora da zona de despromoção à Série C, porém, era um ponto maior.
Com dois jogos a frente pelo Náutico, o então treinador alvirrubro, Hélio dos Anjos, traçou o caminho da reviravolta do Timbu: os oito jogos restantes nos Aflitos – mesmo sem o calor da torcida, que, por questões sanitárias, estava afastada do estádio. E tal estratégia deu certo. Foram cinco vitórias consecutivas no Eládio de Barros Carvalho e, com antecedência, o Náutico se safou do rebaixamento.
Neste momento, sob o comando de Elano, restam, ainda, sete partidas nos Aflitos. São 21 pontos em disputa que, em caso de bom aproveitamento, podem levar o Timbu à zona de permanência na Segundona. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 42 pontos conquistados nesta edição da Série B reduzem a menos de 25% a probabilidade de descenso – em 2020, o ‘corte’ foi de 40 pontos.
Se seguir o exemplo de 2020, quando conquistou, na sequência estimada por Hélio dos Anjos, 83% dos pontos disputados, bastariam, além do bom retrospecto em casa, duas vitórias longe do Recife para o Timbu se livrar da queda à Terceirona. O grande desafio do time comandado por Elano, no entanto, é que o Náutico ocupa a vice-lanterna entre os mandantes. E, para conseguir triunfar em todos os jogos na capital pernambucana, precisa dobrar seu aproveitamento.Diante de tal cenário, a torcida alvirrubra entendeu que é momento de ocupar as arquibancadas do estádio dos Aflitos. Nesta segunda-feira, esgotaram-se todos os ingressos disponíveis a serem reservados no programa Todos Com A Nota. Assim, quase 10 mil alvirrubros estão garantidos para o primeiro jogo da sequência que pode levar o Timbu à permanência na Segundona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *