Alemanha e França se enfrentam em duelo para reescrever a história

Mueller
Campeã do mundo e anfitriã se enfrentam pelas semis da Eurocopa-2016; Uma velha rixa e a busca por reescrever a história: dois dos maiores rivais do futebol europeu, a campeã do mundo Alemanha e a anfitriã França, se enfrentam nesta quarta-feira, pelas semifinais da Eurocopa-2016, em Marselha.

A dramática semifinal da Copa do Mundo-1982, em Sevilha, ainda assombra o futebol francês e o peso da história será palpável. A agressão de Harald Schumacher contra Patrick Battiston que sequer foi assinalada como falta; a saída de campo na maca do zagueiro francês com Michel Platini segurando sua mão; os gols de Marius Trésor e de Alain Giresse na prorrogação antes da derrota nos pênaltis: são tantos momentos marcantes de uma mesma partida que seguem nas mentes dos franceses.

Do lado alemão, o oposto. Esta partida só traz uma vaga lembrança de mais uma semifinal vitoriosa. Desde então, a França ainda não conseguiu dar o troco no arquirrival em um grande torneio e, no último confronto, foi derrotada pela Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo do Brasil-2014 (1×0).

O contexto histórico é só o cenário para o espetáculo que será apresentado ao público em Marselha. As partidas lendárias, suas mitologias “vintage” e a nostalgia fazem do futebol esse esporte tão apaixonante. Mas, para quem está dentro de campo, tudo é muito mais realista.

Para os alemães, uma classificação seria principalmente um passo a mais rumo à hegemonia do futebol, somando ao título na Copa do Mundo do Brasil a Eurocopa. Para os franceses, vencer a Alemanha seria uma primeira prova de força na Euro, após cinco partidas contra adversários modestos (Romênia, Albânia, Suíça, Irlanda e Islândia).

A “Mannschaft”, porém, sofrerá com desfalques para o duelo contra a França (Hummels suspenso, Go­­mez e Khedira machucados). Entre os “Bleus”, a incógnita será o meia Paul Pogba, que vem se recuperando após início decepcionante de competição. A diferença a favor dos “Bleus” poderá ser Antoine Griezmann, artilheiro da atual edição da Euro com quatro gols.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *