Renato Augusto e Fred são incógnitas após lesões;

ADAURY VELOSO ;

ESPECIAL

Família Adenor: Renato Augusto e Fred são incógnitas após lesões na preparação

Os dois volantes perderam espaço no time depois de se lesionarem no período de preparação para Copa do Mundo ;

Nem Renato Augusto, nem Fred. Nenhum dos dois volantes deve estar entre os escolhidos de Tite para começar o jogo diante da Suíça, no próximo domingo (17/6), na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Porém, a condição física dos atletas é motivo de preocupação. O jogador do Beijing Gouan não ficou à disposição do técnico para nenhum jogo amistoso preparatório para o torneio na Rússia, enquanto o atleta do Manchester United perdeu o duelo diante da Áustria por um problema no tornozelo.

Renato Augusto é o caso mais preocupante, pelo menos no que diz respeito ao ritmo de jogo. Ele ficou seis dias da preparação brasileira na sala de fisioterapia. O jogador revelado no Flamengo alegava um problema no joelho esquerdo, mas, em exames feitos em Londres, nenhuma lesão foi constatada e o atleta treinou pela primeira vez apenas em 6 de junho.
Apesar de ter ficado de fora dos amistosos diante de Croácia e Áustria, Renato Augusto não chega a preocupar Tite. “Se fosse jogo de Copa, ele ficaria no banco”, afirmou o técnico após a vitória sobre a seleção austríaca.
Em certo momento, chegou-se a cogitar o corte de Renato Augusto da Seleção Brasileira, chance zerada pelo médico da equipe, Rodrigo Lasmar. “Está descartada a possibilidade de corte do Renato. Temos tempo até o início da Copa. A prioridade é de que ele se recupere bem”, disse em 7 de junho.
Relatórios médicos à parte, Renato Augusto perdeu espaço no time antes mesmo do problema físico. Titular em grande parte da campanha brasileira nas Eliminatórias, o jogador não foi titular nenhuma vez em 2018. A última oportunidade que figurou entre os 11 atletas que iniciaram uma partida foi em 14 de novembro do ano passado, no empate em 0 x 0 com a Inglaterra.

Pronto para a estreia e de malas feitas para Manchester

Fred se machucou durante os treinos da Seleção Brasileira da semana passada, em uma forte dividida com Casemiro. Com a contusão, ele foi vetado para a partida diante da Áustria, mas deve estar à disposição de Tite para a estreia contra a Suíça. Antes da Copa, o mineiro de Belo Horizonte decidiu trocar a Ucrânia pela Inglaterra.
Nas 10 convocações de Tite antes da lista final para a Copa, Fred esteve presente em apenas duas oportunidades. As poucas chances foram aproveitadas nos treinamentos, quando o treinador observou o atleta mais de perto. Até por isso, foi um dos nomes mais contestados da relação verde-amarela.
Para a Copa do Mundo, o ex-jogador do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, se coloca à disposição para desempenhar várias funções no time. “Acho que me encaixo no meio-campo onde ele precisar. No Shakhtar, eu joguei em algumas posições diferentes, como segundo volante e, às vezes, primeiro. Atuei nesta temporada também como meia armador. Para mim, é indiferente. Onde o Tite precisar, eu vou estar pronto”, disse em entrevista coletiva.
Em meio à preparação brasileira para o torneio na Rússia, o jogador foi até Manchester, onde assinou com o United, que pagou 60 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) para contar com o futebol do jogador brasileiro.

Ficha técnica

Nome: Renato Soares de Oliveira Augusto
Nascimento: 8/2/1988
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Posição: volante
Número da camisa: 8
Clube: Beijing Guoan (CHI)
Estreia na Seleção: 9/2/2011
Brasil 0 x 1 França – amistoso
Minutos em campo: 1.895
Convocações: 31 — Jogos: 28
Gols: 5
Primeiro gol: 17/11/2015
Brasil 3 x 0 Peru – Eliminatórias
Participações em Copas: estreante
Principais títulos: Copa do Brasil (2006), Campeonato Brasileiro (2015) e Jogos Olímpicos (2016)
Nome: Frederico Rodrigues Santos
Nascimento: 5/3/1993
Local: Belo Horizonte (MG)
Posição: volante
Número da camisa: 18
Clube: Manchester United (ING)
Estreia na Seleção: 12/11/2014
Brasil 4 x 0 Turquia – amistoso
Minutos em campo: 309
Convocações: 12 — Jogos: 7
Participações em Copas: estreante
Principais títulos: Campeonato Ucraniano (2013/14, 2016/17 e 2017/18) e Copa da Ucrânia (2015/16, 2016/17e 2017/18)
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *