STJD absolve Sport de de injúria racial em partida no Feminino

VELOSO ASS DE COMUNICAÇÃO – A3
Leão apresentou defesa após jogadora do Doce Mel ter relatado um possível caso de racismo. Nesta sexta-feira (23), a Comissão Disciplinar Feminina do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol absolveu o Sport de uma possível injúria racial ocorrida na partida contra o Doce Mel-BA, no jogo de ida das oitavas de final do Campeonato Brasileiro Feminino A3. As rubro-negras venceram a partida por 1 a 0 na Ilha Retiro, onde a jogadora Natasha, da equipe baiana, relatou ter sofrido ofensas discriminatórias da torcida pernambucana. Em defesa, o Sport relatou que os gritos proferidos pela torcida, na verdade, imitavam latidos em homenagem à jogadora Mirelly, apelidada carinhosamente pelos torcedores de Dog e Pitbull. Vanessa Barreto, fisiologista do futebol feminino do Leão, deu um dos depoimentos sobre o caso.
“Obviamente que quando se trata de uma injúria racial temos que tomar muito cuidado e punir como se deve. Mas, neste caso, acredito que houve uma confusão. A Mirelly, que também é chamada de Pereirinha, tem um apelido pessoal pela torcida. Dizem que ela marca muito forte e chamam ela de Dog e Pitbull, e sempre fazem o som de um latido para ela. E acredito que foi isso que tenha acontecido neste caso. E ela estava marcando muito essa menina do Doce Mel que fez o relato. Então, quando a gente junta as coisas, acredito que tenha sido isso. O pessoal do Doce Mel não sabe que é uma brincadeira interna e confundiram com uma possível injúria racial”, disse a fisiologista.
Um vídeo com duas testemunhas confirmando o costume da torcida de imitar latidos de cachorro em homenagem à jogadora também foi exibido durante a defesa. Com isso, a relatora Nathália Campos corroborou para o voto pela absolvição do Sport, também por conta da falta de um Boletim de Ocorrência ou Notícia de Infração por parte do Doce Mel. A auditora Mariana Brito e a presidente Deisrée Emmanuele dos Santos também acompanharam a decisão.
O time feminino do Sport conseguiu o acesso para a Série A2 do Campeonato Brasileiro após se classificar para as semifinais da A3. As Leoas, que sofreram um forte desmanche no elenco em 2019, terão na temporada de 2023 um calendário com mais partidas e lutaram para retornarem a elite do futebol da categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *