álbum sobre a campanha do Sport no Brasileirão de 1987;

ADAURY VELOSO ; 56 fotos. Da eleição de Homero, passando pela contratação de Leão (como goleiro), às vitórias em sequência, aos resultados por W.O. diante de Inter e Fla, e à grande decisão contra o Guarani ;

As imagens da campanha do Sport rumo ao inédito título brasileiro, há 30 anos;

O Sport é o campeão brasileiro de futebol de 1987 desde o dia 7 de fevereiro de 1988, quando venceu o Guarani por 1 x 0, na sexta e última rodada do quadrangular final da competição. Dali em diante, a discussão seria apenas nos tribunais, com o clube pernambucano ganhando em todas as instâncias possíveis, duas vezes. Pois a data mais marcante na história do leão chega a exatamente três décadas, ainda dando a impressão de que não faz tanto tempo assim. Consequência do assunto recorrente, naturalmente.

O blog acompanha os meandros jurídicos da conquista há tempos, mas aqui o foco é exclusivo no futebol, com 56 imagens marcantes sobre a campanha que valeu a primeira estrela dourada ao Leão da Ilha. São três álbuns distintos, num verdadeiro passeio histórico (algumas fotos saíram apenas na época): preparação/1ª fase, fase final do Módulo Amarelo e quadrangular final.

A campanha do Sport
20 jogos*

12 vitórias
12 vitórias
5 empates
3 derrotas

29 gols marcados
12 gols sofridos
* Sem contar as vitórias por W.O.   

Artilheiros: Nando 8 gols; Augusto, Betão e Zico 4; Robertinho 3; Zé Carlos Macaé e Neco 2; Ribamar e Marco Antônio 1 

Total de público pagante: 110.317 torcedores em 10 jogos
Média: 11.031 torcedores

Mais: regulamento oficialvídeo completo da final e livro de coautoria do blog.

Imagens da preparação do Sport, desde a eleição de Homero Lacerda à a contratação de Emerson Leão (como goleiro e, posteriormente, técnico) e da campanha do time na primeira fase, quando liderou de ponta a ponta. Em 14 jogos, o time perdeu apenas uma partida, ganhando os dois turnos previsos no módulo.

Com 1.381 votos, Homero Lacerda tornou-se o primeiro oposicionista eleito presidente do Sport. Mandatário em 87 e 88. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP
«  1 de 18  »

Os registros da fase final do Módulo Amarelo, com tensa semifinal com o Bangu, tendo confusão tanto em Moça Bonita quanto na Ilha do Retiro, inclusive com ameaça de suspensão do jogo, e com a polêmica decisão com o Guarani, encerrada após o 11 x 11 nas penalidades.

Bangu 3 x 2 Sport (25/11/87). Na abertura da semi, em Moça Bonita, o leão sofreu a sua 2ª derrota na campanha (foram 3 em 20 jogos). Foto: Fernando Gomes/O Globo (reprodução do livro ‘1987 – De fato, de direito e de cabeça’)
«  1 de 15  »

Após as decisões dos módulos, em dezembro, o regulamento voltou a ser discutido, com o Flamengo querendo a revogação da última fase, que previa o cruzamento entre os dois melhores do Amarelo e do Verde. Após o conselho arbitral extraordinário em 15 de janeiro de 1988, no qual era preciso haver unanimidade para a mudança (e não houve), começou o quadrangular final da ‘Copa Brasil’, o nome oficial da competição. Disputa repleta de W.O., mas também com bola e taça na mão.

Sport x Inter (24/01/88). Após muita discussão, com direito a um conselho arbitral extraordinário com 29 clubes, começou o quadrangular final do Brasileirão de 87, já no início do ano seguinte. Pela tabela, o Sport estrearia contra o vice do Módulo Verde.

“AS IMAGENS DA CAMPANHA DO SPORT RUMO AO INÉDITO TÍTULO BRASILEIRO, HÁ 30 ANOS”

  1. A campanha do Sport na Série A de 1987 (autores dos gols):

    1ª fase
    Sport 1 x 1 Atlético-PE – Nando (1)
    Sport 2 x 0 Guarani – Ribamar (1) e Augusto (1)
    Sport 3 x 0 Criciúma – Nando (1), Zico (1) e Betão (1)
    Joinville 0 x 1 Sport – Nando (1)
    Portuguesa 1 x 1 Sport – Augusto (1)
    Atlético-GO 0 x 0 Sport
    Rio Branco 0 x 1 Sport – Zico (1)
    Sport 4 x 0 Inter de Limeira – Nando (1), Robertinho (2), Zico (1)
    Sport 2 x 1 Ceará – Robertinho (1) e Macaé (1)
    Bangu 2 x 0 Sport
    Náutico 0 x 1 Sport – Nando (1)
    Sport 0 x 0 Vitória
    CSA 0 x 1 Sport – Neco (1)
    Sport 2 x 1 Treze – Neco (1) e Augusto (1)

    Semifinal do Módulo Amarelo
    Bangu 3 x 2 Sport – Betão (1) e Augusto (1)
    Sport 3 x 1 Bangu – Zico (1), Betão (1) e Nando (1)

    Final do Módulo Amarelo
    Guarani 2 x 0 Sport
    Sport (11) 3 x 0 (11) Guarani – Nando (2) e Macaé (1)

    Quadrangular final
    Sport W.O. x Internacional
    Sport W.O. x Flamengo
    Guarani 1 x 1 Sport – Betão
    Sport 1 x 0 Guarani –  Marco Antônio     

    Em 7 de fevereiro de 1988, o Sport venceu o Guarani por 1 x 0, gol de cabeça do zagueiro Marco Antônio, pela última partida do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1987. O jogo na Ilha, que confirmou o rubro-negro pernambucano como campeão, foi transmitido para todo o país pelo SBT, através das suas 43 afiliadas na época, incluindo a TV Jornal no Recife.

    A narração coube a Ivo Morganti, com comentários do ex-zagueiro Clodoaldo e reportagens de Jorge Kajuru. Pois um torcedor leonino gravou a partida com a primeira estrela dourada em VHS. Num trabalho em conjunto com o Futuro Sport, o vídeo foi convertido num arquivo digital e colocado à disposição no youtube, com 2 horas e 7 minutos de imagens raras da decisão. Há 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *