Com apenas 5% de aproveitamento, Pernambuco é pior desempenho

ADAURY VELOSO = Embora seja o estado com o maior número de times disputando o título da Copa do Nordeste 2021, três, Pernambuco ainda não venceu nas duas primeiras rodadas da competição. Dos representantes da Terra dos Altos Coqueiros, dois ocupam a lanterna de seus respectivos grupos, Santa Cruz e Salgueiro, que, juntos, somam quatro derrotas em quatro partidas. O único ponto conquistado em 18 possíveis foi garantido pelo Sport, penúltimo do B, na rodada de abertura do torneio, diante do Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro.

Em um ranking formado pelos nove estados da região, neste início da Copa, isolado, Pernambuco ocupa a amarga última colocação. Com um representante a menos, o Ceará possui, de longe, o melhor retrospecto das nove unidades federativas que disputam a competição: 83%. Curiosamente, Ceará e Fortaleza, lideram, respectivamente, os Grupos A e B – destaque para os tricolores que são os únicos com 100% de aproveitamento.
Com um único representante, o Rio Grande do Norte, até então, ocupa a segunda colocação do ranking dos estados. Vice-líder do Grupo B, o solitário potiguar ABC vem de vitória tranquila sobre o Santa Cruz e segue invicto em 2021: pela Copa do Nordeste, além do triunfo diante dos tricolores, empatou na estreia com o Ceará, no Frasqueirão. Na terceira posição, a Bahia, representada pela dupla Ba-Vi, em 12 pontos disputados conquistou sete, pouco mais de 58% de aproveitamento.
Fechando o ‘G4’ do ranking dos estados neste início de Copa do Nordeste, está o Piauí, que, embora empatado com a Paraíba, possui maior número de vitórias. As duas vitórias pelo único estado que não possui representantes sediados na capital, foram, respectivamente, conquistadas por Altos e 4 de Julho. Embora, entre as avaliadas, seja a UF pior colocada no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o rendimento dos piauienses é nove vezes melhor que o dos pernambucanos.
No ‘Z4’, Alagoas, com 41% de aproveitamento, abre a lista dos estados com os piores números. Com um representante cada, Maranhão e Sergipe ainda não venceram na competição, mas conseguiram, evidentemente, um empate: assim, possuem 50% de rendimento. Na ‘lanterninha’, está Pernambuco, que ocupa a 10ª colocação do ranking de federações da CBF, atrás, entre os nordestinos, de Ceará, 8ª, e Bahia, 9ª.
Ainda sem vencer no torneio, o estado com maior número de participantes – Sport, Santa e Salgueiro -, soma apenas um empate em seis jogos: aproveitamento baixíssimo de 5,5%. Vale ressaltar que equipes rivais, como os líderes dos Grupos A e B, Ceará e Fortaleza, também estão realizando a estratégia de rodar o elenco e, assim como os pernambucanos, possuem calendário recheado neste início de temporada.
 
Confira o ranking dos estados neste início de Copa do Nordeste
3V 1E 0D – CE 83% (Ceará e Fortaleza)
1V 1E 0D – RN 66% (ABC)
2V 1E 1D – BA 58% (Bahia e Vitória)
1V 3E 0D – PB 50% (Treze e Botafogo)
2V 1E 1D – PI 50% (Altos e 4 de Julho)
1V 2E 1D – AL 41% (CSA e CRB)
0V 1E 1D – MA 25% (Sampaio Corrêa)
0V 1E 1D – SE 25% (Confiança)
0V 1E 5D – PE 5% (Sport, Santa Cruz e Salgueiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *