Náutico sofre primeira derrota da temporada, para o Botafogo/PB

ADAURY VELOSO =

Timbu saiu perdendo por 2 a 1, mas, com expulsões de Diego Silva e Bryan, perdeu poder de reação e não pontuou na Paraíba;  A invencibilidade de oito jogos, que durava desde a semifinal da Série C de 2019, foi derrubada. Pela primeira vez em 2020, o Náutico saiu de campo com uma derrota: 2 a 1 para o Botafogo/PB, em João Pessoa. Em um jogo duro, o Timbu somou nove cartões e teve as expulsões de Diego Silva e Bryan. O Timbu saiu atrás do placar, com gols de Luís Gustavo, no primeiro tempo, e Rodrigo Andrade, de pênalti, na segunda etapa. Em resposta imediata, Jean Carlos diminuiu e, no minuto final, Salatiel até colocou a bola no gol, mas a bandeirinha sinalizou o impedimento.

Agora, o Náutico volta a campo na próxima segunda-feira, para enfrentar o Afogados, no Pernambucano. Para esse jogo, o Timbu terá time alternativo e sequer será comandado por Gilmar Dal Pozzo, tendo o auxiliar Dudu Capixaba como treinador. O elenco principal joga na próxima quarta-feira, contra o Toledo, na estreia alvirrubra na Copa do Brasil. Já para o Belo, o próximo teste será também na estreia da Copa do Brasil, na quarta, contra o Atlético de Alagoinhas, da Bahia.

O JOGO

O Náutico entrou em campo com uma única mudança em relação à última partida, a entrada do jovem Lucas Paraíba no lugar de Matheus Carvalho. O alvirrubro começou o jogo buscando o ataque e logo aos seis minutos, Erick criou a primeira boa oportunidade da partida. Com uma jogada individual na direita, o prata da casa foi a linha de fundo e fez um cruzamento rente ao gol, mas Lucas Paraíba, na segunda trave, não conseguiu chegar para concluir.
Com dificuldades em encontrar espaços na defesa paraibana, o Náutico tinha recorrer aos lançamentos diretos. Em um desses, a bola teve que ser recuada à defesa novamente e, em falha de Ronaldo Alves, o Botafogo criou uma jogada que culminou em um chute colocado de Kelvin da entrada da área para grande defesa de Jefferson, jogando para escanteio. Na cobrança, aos 20, Luís Gustavo, ex-zagueiro do Sport, subiu sozinho no meio da área e cabeceou para o fundo das redes alvirrubras.
O Náutico buscou uma resposta imediata e levou perigo em duas cabeçadas seguidas de Paiva. O Timbu seguiu dominando a posse de bola e buscando mais jogadas, as falhas individuais, porém, comprometiam a integridade defensiva, gerando contra-ataques. O posicionamento do Belo, jogando recuado quando não tinha a bola, também dificultava a vida do Náutico, com poucos espaços para criar e assim foi até o final da primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO

Gilmar Dal Pozzo já mexeu no intervalo. Depois de uma fraca atuação de Lucas Paraíba, o avançada abriu espaço para a entrada de Jefferson Nem na equipe. Em poucos minutos, porém, o cenário do jogo foi completamente revertido. Primeiro, aos 8, o atacante Lohan roubou a bola de Ronaldo Alves na área de ataque e sofreu um toque do zagueiro alvirrubro. Pênalti. Na cobrança, a bola de Rodrigo Andrade foi para um lado, Jefferson para o outro.
A resposta, porém, foi imediata. Jean Carlos recebeu a bola na intermediária, dominou e bateu no cantinho do goleiro Samuel, em um belo chute, para diminuir o placar para o Náutico. A vantagem paraibana logo voltou a crescer, quando, na saída de bola, o zagueiro Diego Silva cometeu falta sobre o atacante Lohan e recebeu o segundo amarelo, deixando o Náutico com um a menos. Após a saída do zagueiro, Gilmar Dal Pozzo optou pela saída de Erick para a entrada do defensor Rafael Dumas.
Com um a mais em campo, o Botafogo cresceu na partida e teve mais facilidade para engatar suas jogadas rápidas. Os alvinegros levaram bastante perigo à meta de Jefferson, ganhando sobre a defesa alvirrubra com frequência. O Náutico, por sua vez tinha muita dificuldade para avançar e sempre parava em dificuldades de finalização dos homens de frente.
O que já era ruim, porém, ainda viria a piorar. Aos 38 do segundo tempo, o lateral Bryan parou um contra-ataque com falta e recebeu o segundo amarelo, deixando o Timbu com apenas nove em campo. Buscando desesperadamente um gol, o Timbu até conseguiu balançar as redes no minuto final do jogo, mas Salatiel Júnior estava em posição irregular quando recebeu a bola, invalidando o lance e selando a derrota alvirrubra.

FICHA DO JOGO

Botafogo/PB 2
Samuel; Léo Moura, Fred, Luiz Gustavo (Marcelo Xavier) e Mário; Rogério, Juninho (Marcos Vinícius) e Rodrigo Andrade; Pimentinha, Kelvin e Lohan (Mário Sérgio). Técnico: Evaristo Piza.
Náutico 1
Jefferson; Bryan, Ronaldo Alves, Diego Silva e Wilian Simões; Luanderson, Rhaldney e Jean Carlos; Lucas Paraíba (Jefferson Nem), Erick (Rafael Dumas) e Guillermo Paiva (Salatiel Júnior). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa/PB
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (CBF-AL)
Assistentes: Maxwell Rocha da Silva e Fernanda Félix da Silva (CBF-AL)
Gols: Luís Gustavo, Rodrigo Andrade (BPB) e Jean Carlos (NAU)
Cartões Amarelos: Mário, Fred (BPB), Lucas Paraíba, Diego Silva, Rafael Dumas, Bryan, Rhaldney, Salatiel Júnior e Jean Carlos (NAU)
Cartão Vermelho: Diego Silva e Bryan (NAU)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *